24 de março de 2010

A IMPORTÂNCIA DAS ARTES NA EDUCAÇÃO

A arte constantemente abre portas para um caminho onde o impossível não existe. Trabalhar com a arte é dá possibilidades de improvisar, transformar, ir além da convencional, é entrar no terreno criativo humano. A experiência que a arte é capaz de proporcionar é único, e não pode ser substituído por nenhuma outra área do conhecimento humano. Isso significa que sem a arte nosso entendimento do mundo e também de nós mesmos fica, empobrecido. Conhecer e entender a arte produzida pelo grupo cultural a que pertencemos é fundamental na construção da nossa identidade.

Por outro lado, o contato com a arte de outras culturas dá oportunidade de perceber o que temos de singular, e também amplia nossa visão do mundo. Portanto, a arte é também um meio de comunicação entre as pessoas e os povos. Por isso mesmo o componente arte-educação faz parte do eixo Linguagem e Códigos. Cada uma das modalidades da arte - a música, o teatro, a dança, a literatura, e as artes visuais - possui uma linguagem própria. Quer dizer, cada uma destas linguagens proporciona um tipo de experiência única. Mas, dentro de suas especificações, as várias linguagens da arte apresentam uma lógica comum. A arte será sempre inspirada nas emoções e opiniões do artista assim como pelos acontecimentos mundiais e nova tecnologia. O futuro da arte depende do futuro da vida na terra e da criação do artista.




A união da arte e educação proporciona a prática verdadeira do que são declarados na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional no seu artigo 3.º, os princípios e fins da educação nacional, respeitar, valorizar e garantir ao educando uma formação completa de conteúdos práticos em sua existência. A arte humaniza, e se ela humaniza, precisamos mais do que nunca, da sua utilização no meio educacional e mais ainda na sociedade de modo geral. Pois se temos consciência de que a educação é a base estrutural, juntamente com a família, de uma sociedade plena, também temos consciência de que precisamos cada dia mais, de pessoas comprometidas com o tema da humanização dos indivíduos.

fonte:

Mestranda do Programa de Mestrado em Educação da
Uninove – São Paulo; anasra; Alexsandro Rosa Soar
es.

Nenhum comentário:

Postar um comentário