15 de junho de 2013

Cores do Amanhã na Agenda Cultural de Junho/2013 - Meu bairro... Moro aqui: Totó

Fonte: Agenda Cultural do Recife/Jun/2013

Meu bairro... Moro aqui: Totó

A Praça da Av. 11 de Agosto também é uma boa 
opção para conversar nas horas vagas
Texto e fotos: Gianfrancesco Mello


Curioso desde o nome, de origem desconhecida, um pedaço de chão com apenas 0,15 quilômetro quadrado de extensão, Totó é o menor bairro do Recife. Localizado na região sudoeste da cidade, entre os bairros do Sancho, Coqueiral e Curado, o Totó foi criado pelo Decreto municipal nº 14.452, de 1988, que desmembrou também outras localidades como, por exemplo, Vasco da Gama e Morro da Conceição. Dez anos depois da sua criação, o bairro já contava com 23 ruas e nenhuma praça pública urbanizada, além de ter um total de 218 imóveis residenciais e 37 não residenciais. Hoje em dia, o bairro se desenvolveu e ficou praticamente impossível contabilizar os imóveis da região.


Nossa guia Lucicleide Wanderley
Para que possamos conhecer melhor esse bairro tão pequeno, a Agenda Cultural do Recife, esta vez guiada pela jornalista Lucicleide Wanderley, vai mostrar alguns pontos de interesse cultural e social na comunidade. “Aqui, é um lugar de clima ameno e é uma área não muito conhecida. Poucas pessoas sabem onde fica o Totó. Temos raras opções de lazer e uns poucos barzinhos que funcionam nos fins de semana”, explica a nossa guia do mês, que mora no local há mais de 20 anos. Ainda de acordo com Lucicleide, o Totó é um lugar de pessoas humildes, calmo e sem violência.

Seguindo nosso passeio pelo bairro, encontramos quatro delegacias, um presídio (Aníbal Bruno) e um cemitério (Parque das Flores). Ironicamente, apesar da existência de todas essas instituições que carregam a ideia de prisão, de cerceamento, de restrição, circulamos por um dos principais logradouros do bairro chamado Avenida Liberdade.



O Centro Social Urbano Bido Krause é praticamente
a única opção de lazer do Totó
Inicialmente, visitamos o Centro Social Urbano Bido Krause, localizado na Avenida 11 de Agosto. Inaugurado em 1978, o local faz parte da realidade de centenas de pessoas e recebe visitantes de diversas comunidades da Região Metropolitana. O Centro Social engloba um importante complexo, incluindo piscina semiolímpica, quadras, campo de futebol e pista de cooper, além de abrigar creche, centro profissionalizante e ainda uma unidade de saúde. De terça a sexta-feira, a população pode contar com aulas de natação, hidroginástica, aeróbica, dança de salão, balé, circo, capoeira e boxe. Para desfrutar dos benefícios, os interessados precisam fazer um cadastro. Ao local, os interessados devem comparecer levando duas fotos 3x4, cópia do RG, cópia do comprovante de residência e um parecer dermatológico e cardiológico (obrigatório para pessoas acima de 40 anos).


Liga de Dominó Amigos da Paz é o point para
os aposentados do Totó
De lá, percorremos alguns metros e chegamosn à sede de um projeto que vem mudando a realidade do bairro. Trata-se da ONG Movimento Social e Cultural Cores do Amanhã, situada na Avenida Garota de Ipanema, no Box 2. Há mais de 10 anos, o Cores do Amanhã atua nas comunidades do Recife, em ações que buscam levar cultura e cidadania para crianças, jovens e adultos. O Cores funcionou por um bom tempo sem sede própria, atuando na residência de Jouse Barata, coordenadora do projeto, e de sua mãe “Maria de Lourdes” que é a presidente do movimento. Através de um Concurso Cultural promovido pela J&J Listerine Essencial, o grupo conseguiu adquirir há quase um ano o seu tão sonhado espaço. Hoje, o Cores do Amanhã é uma realidade na vida do Totó. Atende a crianças, jovens e adultos oferecendo várias oficinas, além de realizar diversas festividades, todas abertas ao público em diferentes épocas do ano. Uma delas, a de São João, será realizada no dia 23 deste mês, a partir das 17h. O local oferece oficinas de artesanato com reciclagem, arte em gesso, estamparia, grafitagem, break – dança de rua, dança swingueira, teatro, dança popular, dança contemporânea, informática, uma minibiblioteca com rodas de leitura, aulas de kung fu, desenho básico e artístico, pintura decorativa, pintura aquarela, aerografia (arte em bolsas, camisas e paredes), jogos e recreação, capoeira, tae kwon do, desenho cartoon e aulas com os quatro elementos do hip-hop.


O local é pequeno, mas transforma a vida de muitas pessoas
“Temos, em média, 25 oficineiros e atendemos 45 crianças, jovens e adultos por dia. É um sonho que a gente realizou, mas que temos a necessidade de ampliar. Quebramos uma barreira para mostrar que o grafite não é coisa de vândalo. Aqui, no Totó, os moradores já entendem o grafite como uma arte”, pontua Jouse Barata. Já para Fagner dos Santos, outro coordenador da iniciativa, mais conhecido como Luther, a ideia principal é valorizar a comunidade e empregar uma cultura de paz. “O grafite faz mudanças positivas e constrói um mundo melhor. A gente faz pouco, mas o pouco que a gente faz se torna muito. Fazemos com que as pessoas tenham um espaço produtivo aqui. Acreditamos que, se você não faz parte da solução, faz parte do problema. O importante é tirar as pessoas da ociosidade para fazerem coisas produtivas.”


Integrantes do projeto Cores do Amanhã fazem
a diferença no bairro do Totó
Para Paula Estrela, integrante da ONG, o importante é que o projeto dê bons frutos. “Queremos mostrar uma realidade positiva para as pessoas da comunidade, que já convive com muita criminalidade”, frisa. O Cores do Amanhã conta ainda com a participação de pessoas importantes como Adelson, Florim, Elias Caranguejo, Ninho Tambores, Charada, Priscila e outros oficineiros. O projeto funciona de domingo a domingo e as inscrições para as oficinas sempre estão abertas. “As pessoas podem ter mais informações sobre o Cores do Amanhã pelo nosso blog <www.coresdomanha.blogspot.com> ou pelo Facebook <www.facebook.com/cores.doamanha>. Para nos ajudar e ser um de nossos patrocinadores, as pessoas podem ligar para os números (81) 8876-3593 ou 3037-2338.”


O Espaço Cultural Cores do Amanhã oferece
diversos cursos para diversos jovens
Outro projeto que chama a atenção é o Abaúna, liderado pelo mestre Willa. A Associação Cultural Desportiva Abaúna Capoeira, fundada em 2001, oferece, além do gingado (nas modalidades angola e regional), oficinas de berimbau, dança popular, dança afra, percussão afro-nordestina e música. A organização conseguiu ministrar seus cursos em outras unidades da Região Metropolitana do Recife já ultrapassou os limites do Estado, chegando a Alagoas.


Depois de uma verdadeira lição de vida e de conhecer diversas pessoas que contribuem, na medida do possível, para o melhor desenvolvimento do Totó, despedimo-nos desse bairro. O nosso convite é para que todos possam voltar os olhos para essa região, que tanto orgulha o Recife no que se refere ao positivismo cultural e social.




Nenhum comentário:

Postar um comentário