26 de maio de 2013

Hip-Hop, instrumento de educar e produzir paz na Agenda Cultural





A Agenda Cultural/Recife apresentou no mês de Maio uma matéria especial sobe o Hip-Hop, como instrumento de educar e produzir paz.

Confira o texto que fala sobre o trabalho da Ong Cores do Amanhã:


O Movimento Cultural Cores do Amanhã localizado na comunidade do Planalto, no Bairro do Totó, Zona Leste do Recife, um dos maiores exemplos de como a sociedade pode se organizar para mudar a história de um bairro. O Movimento é uma associação filantrópica criada pela educadora Jouse Barata (Josi) em parceria com Adelson (Boris), Erinaldo (Florin) e Fagner (Luther). Com mais de dez anos de existência, busca promover o desenvolvimento humano levando cultura e cidadania por meio da arte para crianças, jovens e adultos que vivem em área de vulnerabilidade.

Sem nenhum incentivo financeiro, a ONG desenvolve um trabalho de forma voluntária. “Tudo o que conseguimos foi por meio de doações, uma pessoa nos chama para pintar um muro, por exemplo, e paga com um móvel usado, com doações de livros e roupas,...”, comenta Josi que também é coordenadora do Movimento. O graffitié o instrumento que mais gera renda para o Cores do Amanhã, um dos trabalhos de mais destaque realizados por eles foi o de graffiti e aerografia feito nos caminhões-pipa da empresa de abastecimento de água Disque Água – Recife/PE.

O espaço também recebe jovens de outras comunidades, a oficina degraffiti é uma das atividades mais procuradas entre eles. Segundo Josi, o fato de se identificarem tanto com essa oficina tem relação com a sensação de liberdade e de expressão de sentimentos que o graffiti proporciona. “É muito importante frisar que grafitar não é apenas pintar por pintar, é também uma forma de diálogo, é uma ferramenta para chegar aos jovens e fazê-los refletir sobre a sociedade”, pontua. O processo de conscientização de que o hip-hop é um movimento não só político-social, mas também artístico, é lento. No entanto, após uma década de existência do Movimento Cultural, podemos perceber a compreensão, aceitação e colaboração daquela comunidade, que está sempre fazendo de tudo para fortalecer a causa. “É bonito ver a relação que alguns bairros têm com a nossa ONG, eles oferecem o muro da sua casa para ministrarmos oficinas”, revela.

Em 2010, a ONG foi contemplada com Prêmio Cultura Hip-Hop – Edição Preto Ghóes. O concurso nacional buscava contempla iniciativas do movimento divididas nas cinco categorias. “Com o valor desse Prêmio pudemos comprar uma Kombi, que nos possibilitou ministrar oficinas em outras comunidades não só da região metropolitana, mas também em cidades do Agreste e do Sertão”, ressalta Josi. Também em 2010 a ONG participou do concurso cultural da Listerine, que perguntava, nas comunidades do Recife, O que é essencial para sua comunidade chegar lá?. Com o lema O Espaço Cultural Cores do Amanhã é uma realidade Essencial para a nossa comunidade chegar lá!, a ONG venceu o concurso e foi contemplada com um prêmio de R$ 45 mil para comprar sua sede. “Durante muito tempo a ONG funcionou em um pequeno espaço na casa da minha mãe, mas há sete meses inauguramos a nossa sede, que foi um sonho realizado graças ao concurso da Listerine”, comenta Josi. Com o novo espaço, o Cores passou a atender a um maior número de pessoas, hoje são oferecidas 15 oficinas, entre elas de desenho, pintura, artesanato com reciclagem, grafitagem, recreação e elementos do hip-hop, além de aulas de informática.

No início do ano, a ONG recebeu o Troféu ANU Dourado, promovido pela Central Única das Favelas (CUFA). A premiação foi um reconhecimento à grande iniciativa de trabalhar o hip-hop como instrumento de educação na sociedade. “Sou muito feliz com o que eu faço, agradeço muito a toda nossa equipe, pois o trabalho voluntário tem que ser feito com amor. Sem essa equipe maravilhosa, não teríamos conseguido tantas conquistas. Para mim é importante que as pessoas venham conhecer o nosso espaço e conferir de perto as atividades que desenvolvemos”, afirma Josi.

Serviço:

Movimento Cultural Cores do AmanhãRua Garota de Ipanema – Box 2, Totó Planalto


coresdomanha.blogspot.com.br | 3037 2338/8876.3593

Nenhum comentário:

Postar um comentário