25 de setembro de 2012

Oficina de Grafiti para Jovens da FUNASE


Primeiramente gostaríamos de agradecer à  Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, Prefeitura do Recife, junto ao Programa Nacional de Segurança Pública, Governo Federal, INDEBRAS e Fundação de Atendimento Sócio  Educativo - FUNASE.
Nós do Movimento Social e Cultural Cores do Amanhã, agradecemos pela oportunidade de participar de um Projeto tão importante para a Juventude de nossa Cidade, o Projeto Juventude de Terreiros está sendo uma grande oportunidade de dialogar diretamente com os jovens, sobre a importância de nossas influências culturais e africanas.
E através do graffiti e do Hip Hop pudemos refletir o entendimento de todos os jovens através de suas artes. Os painéis construídos coletivamente na FUNASE mostram através das cores um pouco da cultura e dos costumes do nosso povo, retratados através das latas de spray e das reflexões dos mais de 30 jovens presentes em oficina. Com alegria podemos comemorar  o quanto foi válido para nós do Movimento Cores do Amanhã e para os jovens participantes da oficina a oportunidade de trocar experiências sobre a nossa cultura, e desenvolver o graffiti como uma forma importante de expressar sentimentos, através de cores e formas.
Agradecemos a Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã pela oportunidade de juntos, podermos levar entendimento e expressividade para esses jovens, que eles possam aproveitar tudo o que aprenderão para que quando regressarem para suas famílias, seja um aprendizado válido para suas vidas, como pessoas e como artistas, prontos para recomeçar!

Obrigada à todos!
 Jouse Barata
Obrigada equipe Cores do Amanhã
Graffiteiros: Florim, Boris, Luther e Charada










Jornal  do Comércio 25.09
Para pintar a vida com novas cores
Movimento Cores do Amanhã oferece a jovens da Funase oportunidade de desenvolver as técnicas da grafitagem
Da Redação do Jornal do Commercio
Sprays de tintas coloridas viraram instrumento de arte e aprendizado para 30 jovens do Centro de Internação Provisória (Cenip) da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), na Avenida Abdias de Carvalho. Durante três dias, os meninos apreendidos receberam aulas de grafitagem ministradas pelos integrantes do Movimento Cores do Amanhã, que através da arte oferece oportunidades a crianças e adolescentes de comunidades carentes. Ontem, os jovens receberam certificado de conclusão do curso, resultado de parceria entre Secretaria de Direitos Humanos do Recife e Funase.
“O Cores faz trabalho voluntário na Funase há alguns anos. Os meninos se envolvem com as atividades. Programamos a atividade para 15 pessoas. Gostamos de dar a oportunidade para que eles levem o que aprendem aqui para o mundo lá fora”, avalia Jouse Barata, uma das idealizadoras da entidade. Ainda segundo ela, os grafiteiros orientam os jovens para que eles usem a grafitagem como meio de trabalho que possa gerar renda no futuro, como a confecção de camisas.
Na solenidade de formatura dos adolescentes, ontem pela manhã no Cenip, estiveram presentes membros da Funase, Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cores do Amanhã. O presidente da Funase, Alberto Vinícius do Nascimento, também compareceu e entregou certificados aos internos.
Diante das recorrentes rebeliões e denúncias de maus-tratos e superlotação nas unidades da fundação, o presidente afirma que está “esperançoso e confiante” de que o sistema de ressocialização de menores em Pernambuco passará por mudanças. “A Secretaria da Criança e da Juventude tem projeto de reestruturação da Funase que vai nos ajudar a enfrentar os problemas da instituição”, afirma. Na última rebelião, um adolescente acabou assassinado.
Para o Dia das Crianças, comemorado dia 12 de outubro, o Movimento Cores do Amanhã planeja fazer uma festa na sede da entidade, no bairro do Totó, Zona Oeste do Recife. Por semana, o movimento recebe cerca de 300 alunos em 14 oficinas, como as de grafite, dança popular, teatro, capoeira, percussão e informática. A celebração do dia 12 reunirá esses jovens, suas famílias e parceiros da instituição sem fins lucrativos.
AJUDA
Qualquer pessoa pode contribuir com a organização da festa com brinquedos, roupas, doces e livros infantis para a biblioteca da entidade. O telefone para contato é o 8876-3593. “Pode ligar que a gente vai buscar a doação em qualquer lugar”, avisa Jouse Barata. Informações podem ser encontradas no blog da instituição: http://coresdomanha.blogspot.com.br


















































Nenhum comentário:

Postar um comentário