30 de setembro de 2012

Cores na Folha de Pernambuco deste Domingo

A Folha de Pernambuco visitou o Espaço Cultural Cores do Amanhã e publicou neste domingo um pouco do trabalho que o grupo vem realizando no Estado de Pernambuco, buscando sempre levar Cultura e cidadania através da Arte o Cores do Amanhã e Meninas do Cores Femininas marcam presença no Caderno Grande Recife da Folha desse dia 30.09, a cidadania retratadas através das Cores.
Queremos agradecer a toda Equipe da Folha de Pernambuco pela oportunidade de Mostrar que construir um novo mundo ainda é possível através da arte, e de trabalhos como o nosso, estão de parabéns pela cobertura nas comunidades do Recife e por valorizar o trabalho dos coletivos nas periferias.

Confira mais sobre a matéria abaixo:




Trabalhando com as cores para construir o futuro. É nesse prisma que o Movimento Social e Cultural Cores do Amanhã realiza oficinas no bairro do Totó, nas proximidades do Complexo Prisional Aníbal Bruno, na Zona Oeste do Recife. Embora o cenário não seja dos mais apropriados, já que é circulado pelo presídio e pelo Cemitério Parque das Flores, as atividades ganham cada vez mais cores, demonstrando que não existem barreiras para transformações sociais. O grupo foi formado em março de 2009 e é composto por artistas plásticos e arte-educadores, com o objetivo de atender crianças, adolescentes, jovens moradores da comunidade. Lá, são realizadas atividades que acarretem na inclusão social, formação e participação cidadã.
Boris, Léo, Gleice, Tati, Jouse e Florim


“Moramos em uma vila que tem um presídio. Sendo assim, vimos muitas crianças se vendendo para isso. E também vimos muitos meninos sendo presos”, contou Jouse Barata, coordenadora do movimento. Os trabalhos começaram no terraço da casa dela, na rua Carolina Martins Sobral. Nesse período as atividades eram realizadas somente nos fins de semana, com oficinas de pintura, desenho e festas em datas comemorativas. Mas a demanda de crianças foi aumentando, e com ela, o reconhecimento do trabalho dentro da própria comunidade.

O cenário dos jovens do Totó era bastante diferente do que o visto atualmente, já que existe a carência de atividades e equipamentos públicos para ocupar o pós-aula das crianças, gerando um tempo ocioso. Mas hoje os jovens contam com as oficinas realizadas pelo movimento, sendo 15 alunos por turma, nos três turnos do dia, todos os dias da semana. Artesanato com reciclagem, arte em gesso, grafitagem, teatro e informática são algumas das oficinas oferecidas pelo Cores do Amanhã. “Não temos restrições. Tem uma turma de informática com uma senhora de 81 anos, junto com crianças de 14”, revelou Jouse.
Além das oficinas, o movimento já realizou atividades por vários cantos do Recife, inclusive na Funase, onde continua com oficinas de grafitagem para os internos. “Foi porque vimos muitas crianças daqui serem levadas para lá que resolvemos realizar nosso voluntariado. Algumas pessoas acham que quando eles saem de lá não querem fazer nada, mas é o contrário, chegam aqui com sede das nossas atividades”, disse. Grande parte dos instrutores do Cores do Amanhã são da própria comunidade, mas as pinturas espalhadas pela Cidade fizeram com que membros de outros bairros se interessassem e agora eles também compõem o corpo de voluntários.
Graffiteiras: Gleice, Dinha e Jouse Barata

 Jouse e Gleice no momento da matéria


Graffiteiros: Florim, Boris e Léo Tavares
Se o apoio transcendeu os limites do Totó, as cores seguiram o mesmo rumo. Em uma premiação ganha em 2010, o Cores conseguiu fundos para comprar uma Kombi de segunda mão, denominada Cores Móvel. Com esse veículo é possível atender aos chamados longe da sua sede. Esses chamados são o combustível do movimento, que vive na base do escambo cultural.
Graffiti Florim e Charada
Por exemplo, quando foram convidados para fazer uma pintura em uma biblioteca, depois de concluída a arte, eles receberam estantes e alguns livros. E é nessa base que o trabalho segue, movido pelo desejo de jovens em ampliar os sonhos de construir um País mais justo e digno para as novas gerações.

29 de setembro de 2012

E ai você já fez sua doação para o Dia das Crianças? Doe brinquedos novos e usados e faça uma criança feliz!!!


Doação para o Dia das crianças de Tati e Lua



A família Cores do Amanhã agradece de coração a parceira TATI e sua filha Lua pela linda doação.  Tati e sua filha doou lindos ursinhos e alguns livros para o Espaço Cores do Amanhã  nesta  quarta-feira  26.09. Os ursinhos serão distribuídos na Festa do Dia das crianças  2012, e os Livros faram parte do acervo da  mini biblioteca do Espaço.
Receba o nosso Muito obrigado Tati e Lua! Que Deus Abençoe vocês!!!


E você quer participar da nossa campanha do Dia das crianças também?
Ligue para o Cores (8876.3593) e vamos até vc buscar sua doação!

25 de setembro de 2012

Doação para o Dia das Crianças 2012!!!


Lição de família Solidária...
Hoje tivemos o prazer de conhecer a pequena Fernanda, que doou alguns dos seus brinquedos, o Papai Fernando Alves fez o contato com o Cores e ajudou também doando alguns monitores para ajudar na montagem da nos
sa salinha de informatica, e a mamãe Bianca pra completar também separou algumas roupinhas dessa linda família para serem distribuidas na nossa Festa do Dia das crianças...
A Família Cores do Amanhã agradece de coração pelo lindo gesto dessa família, que Deus abençoe vocês e que muitas crianças possam aproveitar bastante suas doações. Recebam o nosso super obrigada!!!!








Oficina de Grafiti para Jovens da FUNASE


Primeiramente gostaríamos de agradecer à  Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, Prefeitura do Recife, junto ao Programa Nacional de Segurança Pública, Governo Federal, INDEBRAS e Fundação de Atendimento Sócio  Educativo - FUNASE.
Nós do Movimento Social e Cultural Cores do Amanhã, agradecemos pela oportunidade de participar de um Projeto tão importante para a Juventude de nossa Cidade, o Projeto Juventude de Terreiros está sendo uma grande oportunidade de dialogar diretamente com os jovens, sobre a importância de nossas influências culturais e africanas.
E através do graffiti e do Hip Hop pudemos refletir o entendimento de todos os jovens através de suas artes. Os painéis construídos coletivamente na FUNASE mostram através das cores um pouco da cultura e dos costumes do nosso povo, retratados através das latas de spray e das reflexões dos mais de 30 jovens presentes em oficina. Com alegria podemos comemorar  o quanto foi válido para nós do Movimento Cores do Amanhã e para os jovens participantes da oficina a oportunidade de trocar experiências sobre a nossa cultura, e desenvolver o graffiti como uma forma importante de expressar sentimentos, através de cores e formas.
Agradecemos a Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã pela oportunidade de juntos, podermos levar entendimento e expressividade para esses jovens, que eles possam aproveitar tudo o que aprenderão para que quando regressarem para suas famílias, seja um aprendizado válido para suas vidas, como pessoas e como artistas, prontos para recomeçar!

Obrigada à todos!
 Jouse Barata
Obrigada equipe Cores do Amanhã
Graffiteiros: Florim, Boris, Luther e Charada










Jornal  do Comércio 25.09
Para pintar a vida com novas cores
Movimento Cores do Amanhã oferece a jovens da Funase oportunidade de desenvolver as técnicas da grafitagem
Da Redação do Jornal do Commercio
Sprays de tintas coloridas viraram instrumento de arte e aprendizado para 30 jovens do Centro de Internação Provisória (Cenip) da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), na Avenida Abdias de Carvalho. Durante três dias, os meninos apreendidos receberam aulas de grafitagem ministradas pelos integrantes do Movimento Cores do Amanhã, que através da arte oferece oportunidades a crianças e adolescentes de comunidades carentes. Ontem, os jovens receberam certificado de conclusão do curso, resultado de parceria entre Secretaria de Direitos Humanos do Recife e Funase.
“O Cores faz trabalho voluntário na Funase há alguns anos. Os meninos se envolvem com as atividades. Programamos a atividade para 15 pessoas. Gostamos de dar a oportunidade para que eles levem o que aprendem aqui para o mundo lá fora”, avalia Jouse Barata, uma das idealizadoras da entidade. Ainda segundo ela, os grafiteiros orientam os jovens para que eles usem a grafitagem como meio de trabalho que possa gerar renda no futuro, como a confecção de camisas.
Na solenidade de formatura dos adolescentes, ontem pela manhã no Cenip, estiveram presentes membros da Funase, Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cores do Amanhã. O presidente da Funase, Alberto Vinícius do Nascimento, também compareceu e entregou certificados aos internos.
Diante das recorrentes rebeliões e denúncias de maus-tratos e superlotação nas unidades da fundação, o presidente afirma que está “esperançoso e confiante” de que o sistema de ressocialização de menores em Pernambuco passará por mudanças. “A Secretaria da Criança e da Juventude tem projeto de reestruturação da Funase que vai nos ajudar a enfrentar os problemas da instituição”, afirma. Na última rebelião, um adolescente acabou assassinado.
Para o Dia das Crianças, comemorado dia 12 de outubro, o Movimento Cores do Amanhã planeja fazer uma festa na sede da entidade, no bairro do Totó, Zona Oeste do Recife. Por semana, o movimento recebe cerca de 300 alunos em 14 oficinas, como as de grafite, dança popular, teatro, capoeira, percussão e informática. A celebração do dia 12 reunirá esses jovens, suas famílias e parceiros da instituição sem fins lucrativos.
AJUDA
Qualquer pessoa pode contribuir com a organização da festa com brinquedos, roupas, doces e livros infantis para a biblioteca da entidade. O telefone para contato é o 8876-3593. “Pode ligar que a gente vai buscar a doação em qualquer lugar”, avisa Jouse Barata. Informações podem ser encontradas no blog da instituição: http://coresdomanha.blogspot.com.br